Agudo está em 7.º lugar no Ranking da Transparência dos portais de Câmaras Municipais

por André Brum da Silva publicado 06/10/2011 10h05, última modificação 24/07/2019 12h58
O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul divulgou o Ranking da Transparência que resultou de levantamento realizado junto a todos os Executivos e Legislativos municipais do RS

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul divulgou o Ranking da Transparência dos portais na internet mantidos pelos poderes Executivo e Legislativo municipais do Rio Grande do Sul. O trabalho resultou de levantamento realizado até dezembro de 2010 junto aos Sistemas de Controle Interno das instituições pesquisadas. Seu objetivo, segundo o TCE-RS, foi verificar as informações disponíveis nos portais que os Legislativos e os Executivos municipais do Estado mantém na internet "acerca de quadro de pessoal, concursos públicos, licitações, obras, execução orçamentária e financeira, estatísticas sobre gastos com educação, saúde, legislação, estrutura organizacional e notícias veiculadas".

O levantamento mostra que, entre as 992 Prefeituras e Câmaras Municipais questionadas, 752 informaram que disponibilizam informações na internet, sendo 437 Prefeituras e 315 Câmaras. Tal levantamento resultou em três rankings: um geral, que abrange Prefeituras e Câmaras Municipais, outro somente de Prefeituras e um terceiro de Câmaras. Entre as Câmaras Municipais destacam-se, em primeiro lugar em transparência, as de Arambaré, Carazinho e Porto Alegre. As duas primeiras estão empatadas em 5.º lugar no ranking geral, enquanto a capital dos gaúchos está em 6.º. A Câmara Municipal de Agudo, por sua vez, está 18.º lugar no ranking geral e em 7.º no de Câmaras, acompanhada nesta colocação pela Câmara Municipal de Nova Petrópolis. No ranking geral a Câmara de Agudo é acompanhada também pelas Prefeituras Municipais de Caçapava do Sul, Carlos Barbosa e Serafina Corrêa.

Detalhes do levantamento e do ranking pondem ser obtidos no portal do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul.